Macaca é resgatada após sofrer choque elétrico na Zona Rural de Salinas

Uma macaca da espécie bugio, foi resgatada nesta quinta-feira (3), no distrito de Montes Clarinhos, Zona Rural de Salinas, após sofrer choque elétrico.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a primata sofreu ferimentos na região das patas traseiras e cauda, após contato acidental com uma rede de transmissão de energia elétrica que atingiu os galhos de uma árvore onde a macaca estava.

O animal foi socorrido por um morador e em seguida, encaminhado pelos bombeiros para a sede do 8°Pelotão em Salinas, onde foi atendido por um veterinário.

A macaca será levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros e após ser tratada, será reintroduzida ao habitat natural.

A espécie

O bugio, também chamado de guariba e macaco barbado, faz parte do grupo dos macacos do gênero Alouatta. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias.

O macaco bugio pode ser encontrado no Brasil desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul sempre próximo a regiões florestais. No exterior é visto ao norte da Argentina, na região de Misiones. Alguns estudos indicam a presença do grupo no México e até mesmo região de savana.

Seu comprimento pode variar entre 30 a 75 cm e sua pelagem consiste em tons de marrom e ruivo. A alimentação é basicamente de folhas, mas ingerem flores e frutos.