Bombeiros alertam para sinais de desabamento no período chuvoso em Minas

A chegada da temporada de chuvas reforça a necessidade de maior vigilância quanto aos riscos de desabamento de edificações e deslizamento de áreas de risco como encostas, barrancos, além de áreas em potencial de risco como margens de rios.

O Corpo de Bombeiros já registrou, até o mês de outubro de 2020 em Minas, 441 ocorrências relacionadas a desabamentos. Na comparação do mesmo período no ano passado foram 229 casos, um aumento de mais de 200%.

Também houve aumento significativo nas ocorrências de soterramento, deslizamento ou rompimento em comparação com 2019. De janeiro a outubro de 2019, foram 41 atendimentos no estado. Neste ano, considerando o mesmo período, já foram registradas 138, um aumento de 236%.

Como identificar os riscos

Muitas tragédias podem ser evitadas e vidas podem ser poupadas se as pessoas observarem importantes sinais apresentados pelas edificações, como afundamento no piso, trincas ou rachaduras nas paredes, acumulo de umidade no terreno, estralosetc.

Se o morador verificar qualquer tipo de problema deve abandonar imediatamente o local. É importante, inclusive, avisar os vizinhos, pois qualquer tipo de desabamento ou colapso de estruturas pode afetar também quem mora nas imediações.

Pessoas que moram em encostas ou em áreas de risco devem redobrar os cuidados. Ao identificar sinais da possibilidade de colapso na residência, acione a Defesa Civil, por meio do telefone 199. Mas se você já está em situação de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.