Dez suspeitos presos, além da apreensão de drogas, arma e munição de calibres diversos, veículos, aparelhos celulares e outros materiais. Esse é o balanço da investigação que culminou na operação Déjà Vu, desencadeada pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (27), em combate ao tráfico de drogas na cidade de Almenara, Vale do Jequitinhonha.
Após aproximadamente quatro meses de apurações, os policiais civis identificaram os principais pontos de comercialização de drogas no município, bem como pessoas envolvidas no crime. A partir daí, foi desencadeada a operação para cumprimento de dez mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. Houve também a prisão em flagrante de um novo suspeito e, ainda, lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso e consumo de droga.
A delegada Danielle Araújo, em matéria divulgada pela PCMG, destaca os resultados. “Por meio do trabalho investigativo desenvolvido pela equipe de inteligência da Regional em Almenara, foi possível apreender arma, munições e entorpecentes destinados para revenda na cidade e região. Além disso, já se encontram recolhidas quatro pessoas em decorrência do êxito na prisão em flagrante dos envolvidos em outras ocasiões”, ressalta, ao informar que a equipe vai averiguar a procedência dos materiais apreendidos.
O nome dado à operação faz referência ao fato de os suspeitos serem reincidentes na prática criminosa, é o que explica a delegada. “Déjà Vu significa uma forma de ilusão da memória que leva o indivíduo a crer já ter visto. Esse nome foi escolhido devido à reincidência da maioria dos envolvidos, sobretudo, no crime de tráfico ilícito de drogas”.
Na ação, participaram cerca de 40 policiais civis das delegacias em Almenara, Jacinto, Jequitinhonha, Medina e Pedra Azul. A operação contou ainda com o apoio da equipe do Canil da PCMG.