Dezembro é marcado pela luta contra a pandemia de Aids no mundo. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. Para celebrar a data, o Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da Aids de Montes Claros (Grappa), realiza diversas ações durante este período.
De acordo com a presidente da instituição, Maurina da Silva Carvalho, o objetivo da campanha é estimular o debate sobre preconceito, prevenção e tratamento da doença, além de ajudar a acabar com a desinformação.
“Para o Grappa, única Ong /Aids em Montes Claros, é de extrema importância esse momento, mas que não fiquemos só em dezembro, que posamos falar deste assunto todo o ano”, afirma.
Ações
Em Função do Dezembro Vermelho as atividades no Grappa já iniciaram com palestras de prevenção em empresas privadas.
No dia 1º de dezembro, em parceria com o hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), será realizada uma blitz em frente ao hospital a partir das 8h da manhã. No mesmo dia, haverá panfletagem na praça Dr. Carlos Versiane.
Novas palestras em empresas privadas serão realizadas no dia 01 e 02 de dezembro. Dentro da programação, há ainda a realização de capacitação profissional, ronda noturna e lives.
Drive Thru Solidário
No dia 05 de dezembro o Grappa realiza um drive thru solidário, com a ajuda de parceiros, para arrecadar alimentos para a instituição. Atualmente, são cadastradas mais de 800 famílias, de Montes Claros e de outros 69 município do Norte de Minas.
“Devido a pandemia, buscamos formas de continuar nosso trabalho de prevenção e promoção da saúde. Pensando nisso teremos o drive thru, onde funcionará de forma rotativa, sem aglomeração, com entrega de kits informativos, além de reforçar a conscientização e combate a HIV/AIDS. As pessoas terão a oportunidade de doar alimentos não perecíveis para que o Grappa continue a ajudar as famílias atendidas”, conta Maurina.
O drive thru será realizado entre as 9h e 17h, no parque Sagarana, que fica no Bairro Ibituruna. “Você que não conhece nosso trabalho, visite-nos e entenda a diferença que você pode fazer na vida de cada família, a sua colaboração é muito importante, juntos somos mais fortes. Faça a diferença, doe amor”, finaliza.