A Polícia Civil realizou nesta segunda-feira (23), o resgate de uma criança de 2 anos, raptada pelo pai em Santana do Araguaia, no estado do Pará. A criança estava sozinha em um imóvel localizado no bairro Santo Antônio, em Montes Claros, no Norte de Minas. O suspeito, que possui mandado de prisão em aberto, ainda não foi localizado.
O Crime
De acordo com a PC, na última vez em que o suspeito visitou o filho, em 13 de novembro, ele saiu com a criança e não o devolveu para a mãe. Quando questionado pela mãe do menino, pediu para que a família fosse reunida, fez uma ligação de vídeo e sugeriu uma despedida, pois seria a última vez que teriam notícias da criança. Depois disso, desapareceu com o filho.
Os pais da criança estão separados há dois anos, durante o processo o pai foi autorizado pela Justiça a ficar com ele em alguns finais de semana, e a mãe ficou responsável pela guarda dele.
Investigação
Após instauração de inquérito policial, a equipe da Polícia Civil em Montes Claros conseguiu localizar o imóvel ocupado pelo homem, confirmando o paradeiro no estado do Pará.
No último sábado (21), a PC recebeu uma comunicação da Polícia Civil de Tocantins, local por onde o suspeito passou antes de chegar na região. Em colaboração com os dois estados, a polícia recebeu extratos que indicavam várias chamadas originadas em Montes Claros, reforçando as suspeitas de que o homem poderia ter se instalado no município.
A criança foi encontrada sozinha, sem a presença do pai, e já está sob guarda da mãe, em Montes Claros.
O delegado Alberto Tenório, em matéria divulgada pela Polícia Civil, esclarece que estão sendo realizados levantamentos para localizar o suspeito e cumprir a ordem de prisão. “O mandado de prisão é relativo a um crime de estelionato atribuído ao suspeito”, explicou.
Um inquérito policial também está em andamento no Pará.