O secretário de Agricultura da Prefeitura de Japonvar, no Norte de Minas, foi indiciado por peculato. As investigações apontam a utilização indevida de bem público pelo suspeito; uma escavadeira e uma motoniveladora do município foram flagradas na propriedade rural do investigado.
De acordo com a Polícia Civil, os equipamentos estavam sendo usados na preparação de terreno para a construção de um parque de leilões. O trabalho investigativo da Delegacia de Polícia Civil em Brasília de Minas, responsável pela apuração, aponta um prejuízo aos cofres públicos municipais estimado em R$ 5,8 mil, e poderia ter sido maior caso não houvesse a intervenção da polícia.
O secretário apresentou cópia de lei municipal que prevê possibilidade de utilização do bem público em situações específicas, porém os requisitos não foram preenchidos pelo secretário, que também é produtor rural.
Ainda segundo a Polícia Civil, foi levantado, ainda, que não existiu qualquer contraprestação ao município e há indicativos de finalidade eleitoral.
O Portal Webterra tentou contato com a Prefeitura de Japonvar e com a defesa do secretário de Agricultura, para comentar o caso, mas até o momento não obteve exito.