Procedimentos envolvidos na operação logística e de segurança para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram debatidos em uma reunião promovida pelo Ministério da Justiça (MJ), responsável por integrar as forças de segurança pública, e os órgãos responsáveis pela realização do exame. Participaram cerca de 60 representantes de todos os estados.
Na discussão foi apresentado o Plano Estratégico de Atuação Integrada e a atuação dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados.
O coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hélio Junio Rocha Morais, ressaltou o reforço da segurança para evitar o contágio do Covid 19.
“Neste ano, teremos adaptações e um reforço no efetivo para evitarmos aglomerações nos locais das provas, já que estamos passando ainda por este período de pandemia. Todos os esforços serão concentrados para dar mais segurança aos participantes e para uma boa execução do exame”.
Os representantes dos estados e do Distrito Federal vão realizar o policiamento e patrulhamento de vias de acesso aos locais de exame, além de acompanhar possíveis ocorrências e eventuais investigações sobre possíveis fraudes. Segundo o MJ, toda a ação será acompanhada diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional.
Enem 2020
De acordo com dados do Inep, nesta edição, o Enem tem 5.783.357 inscritos, sendo 5.687.271 para a versão tradicional impressa e 96.086 para o digital, que será aplicado pela primeira vez. As provas serão realizadas em 1.729 municípios, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.
*com informações da Agência Brasil.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil