Morreu na noite desta sexta-feira (16), o 3° Sargento da Polícia Militar, Olímpio Martins Pires, na cidade de Manga, no Norte de Minas.
Sargento Olímpio tinha tinha 112 anos, completados no último dia 24 de agosto e era considerado o militar mais velho da reserva de Minas Gerais.
O velório será realizado na rua Marechal Deodoro, n° 1001, Centro, em Manga. O sepultamento está previsto para às 17 horas deste sábado (17), no cemitério Central da cidade.
Homenagem
No último dia 24 de agosto, véspera do dia do Soldado, o militar recebeu uma homenagem especial à distância, por meio de uma live, realizada pelo alto comando da Polícia Militar de Minas Gerais.
Na ocasião, o militar que participou da Revolução Constitucionalista de 1932, que queria derrubada de Getúlio Vargas, após o golpe da Revolução de 1930, foi reconhecido como “herói de guerra”.
História
O Sargento Olímpio Martins Pires nasceu em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Não existe um registro exato de quando ele se ingressou na Polícia Militar.
O sargento iniciou a carreira em Belo Horizonte e serviu em várias cidades mineiras, como Montes Claros e Rio Pardo de Minas e Manga, onde chegou na década de 1940 e firmou residência.
Participante da Revolução de 1932, Sargento Olímpio recebeu medalha e diploma como “melhor atirador de metralhadora”.