Um temporal que durou pouco mais de uma hora causou alagamentos em diversos bairros de Montes Claros, no inicio da noite desta sexta-feira (16).
De acordo com o Subtenente, Wedson Ribeiro Costa, do Corpo de Bombeiros, pelo menos dez chamados, acionando a corporação, foram realizados.
“Todos, até agora, foram devido a alamentos. As equipes, inclusive, ainda estão na rua em atendimento”, diz.
Ainda segundo o Subtenente, as ocorrências foram nos bairros Maracanã, Conjunto Joaquim Costa, Lourdes, Canelas, Todos os Santos e Raul Lourenço. Não há registros de feridos.
Para o militar, em caso de temporal é preciso seguir algumas orientações para evitar incidentes.
“A orientação é se proteger em local seguro, evitar sair de casa e em caso de inundação entrar em contato com o Corpo de Bombeiros imediatamente. É preciso reforçar que as pessoas não devem se aventurar na correnteza, uma simples falha pode fazer com que a vítima perca a vida”, finaliza.
O número do Corpo de Bombeiros é o 193.
Defesa Civil
A Defesa Civil recebeu diversos chamados durante o temporal. Mas de acordo com o Coordenador e Engenheiro do órgão, Carlo Geovanelli, a falha na rede de telefonia e a queda de energia em alguns bairros, dificultou o início dos trabalhos.
“Tivemos algumas ligações mas havia falha na comunicação, a rede de telefonia não funcionou em alguns momentos; mesmo assim conseguimos orientar diversas pessoas e repassar alguns chamados para o Corpo de Bombeiros”, afirma.
Foram registradas queda de energia em partes dos Bairros Santa Rafaela, Jardim São Luiz e Ibituruna. Até o momento, o Portal Webterra não conseguiu contato com a Cemig para esclarecer os picos de energia.
Carlo Guiovanelli afirma que este temporal é atípico em Montes Claros.
“Normalmente não temos temporais assim, com muito vento. Mas alagamentos são comuns, em bairros como Canela 2, São José e Village do Lago. A primeira orientação é que as pessoas mantenham a calma e, em hipótese alguma, tente enfrentar a enxurrada, nem mesmo com veículos”, finalizou.