A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá anunciou na última quarta-feira (14), durante bate papo organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que será criado um projeto junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), para atender a área castigada pela seca.
O secretário-executivo da Amams, Ronaldo Soares Mota, apresentou à secretária o drama da região, castigada pela pandemia do novo coronavírus e pela estiagem. Segundo ele, em alguns lugares faltam água inclusive para abastecimento humano.
Elizabeth Jucá anunciou que serão aplicados R$ 336 milhões na ajuda direta aos cidadãos que recebem o auxílio emergencial no programa Renda Minas; e R$ 22 milhões, divididos em em cinco parcelas, para as prefeituras atenderem as demandas sociais, seja no pagamento de pessoal ou nas concessões sociais.
Ainda de acordo com a secretária, o valor será equivalente à cota do piso mineiro da Assistência Social, que deve ser aplicado esse ano.