Operação desarticula quadrilha que agia há mais de 10 anos no tráfico de drogas, no Norte de Minas

A Polícia Civil prendeu 15 pessoas nesta quinta-feira (15), durante a operação Hidra, em combate ao tráfico de drogas, no Norte de Minas.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em entrevista ao Portal Webterra, o delegado regional da Polícia Civil, Herivelton Ruas Santana, informou que 14 mandados foram cumpridos em Montes Claros e um em São João da Ponte. Alguns investigados tem envolvimento com o tráfico desde o ano de 2009.

“Nesse período, todo esse grupo criminoso se envolveu em 94 ocorrências policiais voltada para essa modalidade criminosa. São pessoas, algumas jovens outras adultas, que se organizaram para manter o controle do comércio ilícito de drogas aqui na cidade”, diz.

As investigações duraram cerca de cinco meses e de acordo com a PC, o grupo é acusado também por lavagem de dinheiro. “Foram bloqueadas 15 contas bancárias que eram utilizadas para guardar o dinheiro arrecadado com a traficância”.

O integrante preso em São João da Ponte fazia movimentações financeiras para a organização criminosa e, de acordo com o delegado, foi flagrado em uma oportunidade, tentando fazer a movimentação de um valor aproximado R$ 750 mil, “dinheiro proveniente do tráfico, já que essas pessoas não possuem nenhuma outra atividade lícita”, revela.

Apreensões

Durante as investigações foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão.

A Polícia apreendeu quatro barras de cocaína, 17 porções e 30 papelotes da mesma droga. Além de uma barra, um tablete e duas buchas de maconha. E ainda, duas balanças, uma arma de fogo, 22 munições e R$ 23 mil em dinheiro.

Cem policiais civis participaram da operação, que contou com o apoio de uma aeronave e dois cães farejadores.

“Os próximos passos da investigação, se tratando de prisões temporárias, com prazo de 30 dias, a Polícia Civil irá finalizar a investigação ouvindo testemunhas, usuários de drogas que adquiriam essas substâncias com esses investigados, para ao fim relatar o inquérito policial encaminhando ao poder judiciário para as providências de processamento e condenação desses envolvidos”, relata.

Combate ao tráfico na região

Foto: Divulgação/Polícia Civil

O delegado Herivelton Ruas Santana conta que a Polícia Civil vem agindo, há algum tempo, intensamente no combate ao tráfico de drogas, que segundo ele, é um crime que impulsiona outras modalidades criminosas.

“Somente no ano de 2020, a Delegacia Especializada Antidrogas e demais unidades de Montes Claros já apreenderam 160 quilos de maconha, sem falar nas apreensões de outras drogas como cocaína, crack e drogas sintéticas”.

Ainda segundo ele, durante a pandemia a Polícia Civil percebeu um incremento no tráfico de drogas, “pois aumentaram as prisões de pessoas envolvidas com o tráfico neste ano”, finaliza.