Foi promulgada na última quinta-feira, 9 de outubro, pelo governador Romeu Zema, a Lei 23.692, que dá o nome dePromotora de Justiça Ana Eloísa Marcondes da Silveira ao edifício do Ministério Público de Minas Gerais em Montes Claros, onde está instalada a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Verde Grande e Pardo. A proposição foi da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Ana Eloísa, que faleceu precocemente em 2018, atuou no Norte de Minas, sendo reconhecida por seu árduo trabalho em defesa do meio ambiente e pela defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais dos sertões de Minas Gerais – vazanteiros, quilombolas, veredeiros.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, afirmou que Ana Eloísa foi filha, esposa, mãe e promotora de Justiça dedicada, comprometida e afetuosa. Segundo ele, a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa e pelo povo de Minas permite a inscrição de seu nome de forma indelével na história do Ministério Público de Minas Gerais.
Ele acrescentou que a interrupção repentina da carreira de Ana Eloísa foi uma grande perda para a instituição e o reconhecimento agora feito destaca a importância do excelente trabalho desenvolvido por ela em prol de uma sociedade sustentável e menos desigual.