Os 54 municípios do Norte de Minas que compõem a sua área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) começam a receber a partir desta segunda-feira, (28 de setembro), mais de 269 mil doses de vacinas para Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.
As doses serão distribuídas ao público alvo entre os dias 5 e 30 de outubro. O dia “D” de mobilização está marcado para dia 17. A Campanha tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças com idade a partir de um ano e de adolescentes até 15 anos.
A estimativa do Ministério da Saúde é de que nos 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros mais de 92,9 mil crianças sejam vacinadas contra a poliomielite. Já a Multivacinação tem como público alvo mais de 175,1 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos.
Poliomielite
No caso da poliomielite a vacinação visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país; oportunizar o acesso às vacinas; atualizar e aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis.
A coordenadora de vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é constituído por crianças com idade entre um e menores de cinco anos de idade.
“Todas devem ser vacinadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada do esquema básico. Já as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”.
Multivacinação
Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Para implementação da Campanha os municípios estão recebendo doses das vacinas: BCG; Hepatite B; Penta; Pólio inativada e Pólio oral; Rotavírus; Pneumo 10; Meningo C; Febre Amarela; Tríplice Viral; Tetra Viral; DTP; Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.