Nos últimos meses, o mercado está vivendo transformações em todos os setores, porém, os pequenos negócios nunca foram tão afetados como agora. A transformação digital é mais que uma tendência, é uma arma forte para manter empresas vivas. Neste cenário, a 25ª Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços – FENICS – em sua versão online, traz para os empreendedores a oportunidade de ter uma visão global do e-commerce e ainda transformar a feira em uma grande vitrine virtual, entre os dias 20 a 23 de outubro.
A Fenics, que estreia este formato inédito, conta com o apoio do Sebrae e da Fiemg como co-realizadoras do evento. “A pandemia forçou as empresas a adotarem a digitalização no espaço de poucas semanas. Ainda restam muitas dúvidas sobre os processos, em relação à integração total do negócio. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros pretende contribuir com essa evolução digital, numa ação ousada da entidade, visto que esta é a primeira feira online, um desafio para todos os envolvidos”, relata Leonardo Vasconcelos, presidente da ACI.
Todo desenvolvimento de um negócio depende da utilização da internet. Para empreender é necessário criar uma estratégia híbrida, que concilie a loja física e o ambiente digital. Alguns negócios ainda não sabem explorar da forma correta este espaço virtual. No entanto, com a pandemia e a necessidade do isolamento social, as compras pela internet aumentaram, o modelo de consumo mudou, e quem não atender também por meio das plataformas digitais tende a perder muitas oportunidades.
Pedro Viana, analista do Sebrae, ressalta que “a tecnologia é apenas um meio que possibilita resolver alguns problemas, mas seu uso por si só não implica em uma transformação digital de fato. A maioria dos empresários acredita que essa transformação é complexa, simplesmente por estar ligada às plataformas digitais. Mas a mudança exigida é mais profunda. É preciso também mudar a mentalidade, os modelos de negócio e a estratégia de relacionamento com os clientes”.
Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência mostrou que 28% das pessoas no Brasil já estão fazendo mais compras online desde o início da pandemia. Ou seja, os planejamentos das empresas, que foram pensados antes da Covid-19, já não são apropriados no contexto atual e nem serão para o cenário pós-crise, com consolidação de comportamentos.
A FENICS online traz esta experiência digital para fortalecer os negócios dos expositores, ampliar mercado e também gerar conhecimento e lazer com palestras e lives. Entre os temas tratados na Fenics online está o uso das mídias digitais para divulgação dos produtos e serviços, processos ágeis e automatizados, a venda através de sites, aplicativos, WhatsApp, a adaptação para entrega de produtos e serviços como diferencial para os negócios conseguirem crescer após a pandemia.
A feira virtual é multissegmentada, com inscrições limitadas. Saiba mais sobre como participar da 25ª Fenics pelo site www.fenics.com.br ou ligue 38 – 2101 3300.