Nesta terça-feira (15 de setembro) é comemorado no Brasil, o Dia do Cliente. Em tempos de pandemia e isolamento social, os empreendedores tiveram que rever estratégias para, mais do que nunca, cativar o cliente, que é a razão de qualquer empreendimento comercial. Um estudo recente do Sebrae mostrou que nos últimos meses 82% dos empresários registram queda do faturamento e 32% dos que conseguiram aumentar o faturamento investiram nas vendas on-line. Daí a necessidade de procurar entender e agradar o cliente.
Mas, afinal, o cliente tem sempre razão? Para o especialista e consultor de marketing do Sebrae Minas, Mateus Martins, não é bem assim. “Nem sempre o cliente tem razão. Muitas vezes, ao procurar um determinado produto, o cliente não conhece ou não entende bem a funcionalidade desse item. Prefiro dizer que o cliente é a razão e cabe às empresas e a seus colaboradores explicar, apoiar e orientar os clientes na tomada de decisão na hora compra”, explica o consultor.
Para melhorar essa relação cliente e empresa, o consultor dá algumas dicas que devem ser lembradas não apenas nessa data, mas a todo momento, nas vendas de produtos ou serviços:
– Honre aqueles que estiveram sempre com você
Parabenize e presenteie aqueles clientes que são fiéis ao seu negócio. Eles representam uma parte fundamental da constância do seu faturamento e agradecê-los é o mínimo que podemos fazer agora.
– Valorize novos clientes
Aproveite essa data para se aproximar daqueles clientes que acabaram de chegar. Essa é uma boa oportunidade para mostrar que você se preocupa com ele e que sua empresa merece que ele continue consumindo seus produtos. Isso pode ser um fator primordial para a fidelização dele ao seu negócio.
– Valorize seus clientes internos
Os clientes internos são aqueles que estão conosco todos os dias e também consomem nossos produtos. E quem são esses clientes internos? Os seus funcionários. Parabenize e valorize aqueles que são fundamentais para que seus clientes sejam bem atendidos.
– Crie campanha para atrair seu público alvo
Essa pode ser uma data interessante para as pessoas que ainda não conhecem sua marca entenderem o que você oferece ao mercado. Crie campanhas com descontos e brindes, e utilize as redes sociais para promover a data.
– Valor é melhor que preço
Não se preocupe com o valor do desconto ou do brinde, as pessoas estão realmente interessadas na atenção gerada a elas. Uma das principais reclamações do isolamento social é a “solidão” e um simples áudio pelo whatsapp com um cupom de desconto pode alegrar o dia do seu cliente.
– Por fim, valorize seu cliente, ele é a razão da existência da sua empresa.