Um procedimento inédito na região foi realizado na unidade de Hemodinâmica do hospital Dilson Godinho em Montes Claros. A técnica denominada Estimulação Ventricular Fisiológica é conhecida também como marcapasso fisiológico.
De acordo com o hospital, o procedimento foi realizado pelo cardiologista e especialista em arritmias cardíacas, Vinicius Pinheiro Santos e uma equipe médica. O objetivo foi estimular diretamente o sistema elétrico do coração de uma paciente de 61 anos, o que permite ao órgão bater de forma rítmica.
“Durante o estudo da cirurgia procuramos uma estrutura chamada feixe de His, que é a estrutura de condução própria do coração, e assim conseguimos ter uma estimulação que vai se processar a partir do sistema de condução natural do órgão. Isso evita que a paciente, ao longo do tempo, evolua na dilatação e perda de força de contração”, disse o especialista.
Ainda de acordo com o médico, este procedimento é um avanço em relação ao marcapasso convencional que apesar dos benefícios imediatos, pode ser danoso a longo prazo.