Socorristas do Samu fazem mutirão de doação de sangue no Hemocentro de Montes Claros

Condutores socorristas do Samu Macro Norte realizaram na manhã desta quarta-feira (02 de setembro), doação de sangue no Hemocentro de Montes Claros, no Norte de Minas.

Por causa da pandeia no novo coronavírus, o hemocentro chegou a registrar baixa de 65% no estoque de alguns tipos sanguíneos. Fato preocupante, já que o local é responsável pelo fornecimento de sangue para uma região com 1,5 milhão de habitantes.

Para o coordenador de Frota, Janderson Santos, além de ajudar o próximo, a iniciativa também foi uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo desempenho do setor e pelo clima organizacional que foi propiciado por suas ações. “A dedicação dos nossos condutores socorristas e o trabalho desenvolvido em equipe têm feito a diferença na construção de bons resultados no Samu Macro Norte”, revelou.

Para a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, “o gesto de solidariedade é um ato nobre e que amplia a responsabilidade social dos nossos socorristas, que naturalmente está imbuído na missão deles que é a de salvar vidas”.

Agendamentos

O Hemocentro funciona de segunda a  sexta-feira, das 7h as 17h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, clicando na opção 1 ou  ou pelo site do governo. Mais informações pelo (38) 3218-7800.

O Hemocentro Regional de Montes Claros atende 38 unidades hospitalares, em 26 municípios do Norte de Minas Gerais.

Quem pode doar?

  • Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais); A primeira doação somente poderá ser feita por candidatos com menos de 60 anos.
  • Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo);
  • Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
  • Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (dentro do prazo de validade) com foto;
  • Não apresentar nenhum sintoma de febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias.