O time do Montes Claros América Vôlei segue firme treinando para a temporada 2020/2021. Umas das táticas utilizadas pelo técnico Issanayê Ramires é o treino em quadra de areias.
Segundo a equipe técnica, diversos estudos mostram que o treino físico na areia promove maior desenvolvimento dos músculos do que treinos em superfícies mais lisas, pois a areia provoca maior resistência física durante o contato.
De acordo com clube, o time está sendo dividido em grupos para as práticas de exercícios semanais na areia. Os treinamentos estão sendo feitos com o limite de distância entre os atletas, respeitando as ordens do Ministério da Saúde impostas devido ao vírus do Covid-19.
O preparador físico Gabriel Azzi, diz que a prática de exercício físico em quadra de areia, ajuda a desenvolver a capacidade de força com menor impacto além de gerar benefícios no desenvolvimento aeróbico dos atletas.
“Por ser uma superfície não tão rígida, como em quadra normal a prática de treinos em quadra de areia causa menos impacto do que em quadra sólida, ajudando a gerar capacidade de força e melhorar muito a capacidade aeróbica dos atletas que vai ser muito importante nos campeonatos, pois as ações do vôlei são ações rápidas e que exigem do atleta um bom desenvolvimento aeróbico”, afirma o preparador físico.
Para os atletas, o fato de estarem se preparando antes para os campeonatos já é uma boa motivação, e essa mudança de ambiente da quadra e da academia causa ainda mais motivação para os dias de treino.
Uma prova disso é o atleta Ygor Ceará, para ele a prática dessa atividade é muito interessante para pré-temporada, pois tem baixo impacto e exige muito da musculatura para deslocamentos na areia. “Quando retornarmos para a quadra vamos estar bem mais preparados”, diz o atleta.