Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

Foto: Divulgação/SES-MG

Começa na próxima segunda-feira, (17 de agosto), a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Neste ano a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando 233 mil doses de vacinas para 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. A previsão é de que num prazo de 45 dias as secretarias municipais de saúde deverão vacinar 232 mil cães e gatos.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que já foram repassadas várias orientações técnicas às secretarias municipais de saúde a respeito da implementação da campanha, bem como em relação às providências que devem ser tomadas para que seja alcançada a meta de vacinação de 100% dos animais existentes em cada localidade.

“Devido à pandemia da Covid-19, os municípios devem adotar várias medidas de segurança, entre elas o uso de luvas e mascaras por parte dos aplicadores de vacina; higienização constante das mãos com água e sabão; manutenção do distanciamento social; evitar aglomerações e o contato físico com o proprietário dos animais e outras pessoas. Dependendo da situação, a Secretaria de Estado da Saúde também recomenda que os municípios implementem a campanha de casa em casa, evitando com isso a ocorrência de aglomerações de pessoas e assegurando que todos os animais sejam vacinados dentro do prazo previsto”, diz.

Montes Claros 

Em Montes Claros a campanha será realizada por setores. No dia 22, a vacinação será na Região Norte e, no dia 29, será a vez da Região Sul da cidade. Para garantir uma ampla cobertura, serão disponibilizados 78 postos fixos e 11 postos móveis na cidade. A a localização dos postos do dia 22 podem ser conferidos neste link; e do dia 29 neste link). Em frente ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), a vacinação será feita pelo sistema drive-thru.

O CCZ orienta os tutores para que levem seus animais aos postos de vacinação com coleiras e guias próprias. Cães mais agressivos e de maior porte devem ser conduzidos com focinheira, a fim de se evitar acidentes. Já os gatos devem ser levados, preferencialmente, dentro de caixas próprias para transporte ou sacos de linhagem. Os tutores também precisam tomar cuidados, devido ao coronavírus, utilizando máscaras e respeitando o distanciamento na hora de vacinar os bichos.

A expectativa da Prefeitura é imunizar cerca de 60 mil animais na cidade. Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de três meses de idade, inclusive fêmeas prenhas. Na zona rural, a campanha será realizada nos dias 13, 20 e 27 de setembro. A vacinação estará disponível em 53 distritos e comunidades rurais.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem. Se caracteriza como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. Trata-se de uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano pela vacinação de cães e gatos, além da existência de medidas eficientes de prevenção, como a imunização humana; a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.