Foi confirmado na noite desta quinta-feira (13 de agosto) a morte do médico Francisco Honorato Sousa Lino, aos 43 anos, em decorrência das complicações da Covid-19, em Montes Claros. O médico morreu após permanecer internado por 13 dias na Santa Casa. Ele possuía comorbidades e deixa esposa e três filhos.
Segundo a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Kely Cristina de Moura Lacerda, mesmo apesar de pertencer ao grupo de risco, o médico Francisco Honorato manteve-se na linha de frente do combate à Covid-19, trabalhando desde o início da pandemia nos atendimento aos pacientes. O doutor integrava o corpo clínico do Hospital Aroldo Tourinho – HAT, além da Santa Casa e SAMU.
“Chicão, como ele era chamado por todos aqui, tinha acabado de completar seis anos de SAMU, trabalhava aqui em Montes Claros na Central de Regulação e nas Equipes de Intervenção. Era um profissional exemplar, estava pronto pra tudo que surgisse a qualquer momento. Eu acredito que foi justamente por isso que ele não pediu afastamento, mesmo sendo do grupo de risco.
Ainda de acordo com Kely, independente das situações negativas da profissão, o médico sempre mantinha o bom humor. “Era um profissional que não tinha tempo ruim pra ele. Tinha um ótimo humor, e lembro que antes de sair para as ocorrências ele falava ‘vamos lá fazer o melhor que nós podemos fazer, vamos fazer o melhor de nós’, relembra a diretora.
Através de uma foto, os colegas de trabalho prestaram reverência ao médico, que sempre colocou a saúde de outros em primeiro lugar.
Além disso, em homenagem aos trabalhos dele, durante todos os anos de atuação, principalmente na pandemia, um cortejo foi realizado pelos profissionais de Saúde percorrendo todo trajeto com as sirenes de ambulâncias do Samu; alguns utilizaram ainda carros particulares para acompanhar o percurso. Em frente ao hospital em que ele ficou internado, colegas de trabalho o aplaudiram de pé. Veja o vídeo o abaixo.
Por meio de nota o Hospital Aroldo Tourinho e o Samu lamentaram o ocorrido. “Em nome de todos os dirigentes e colaboradores da instituição apresentamos nossa solidariedade à família e aos amigos e rogamos que Deus o acolha e conforte a todos”, diz a nota do HAT.
Pelas redes sociais, a Santa Casa de Montes Claros publicou um texto agradecendo pelos anos de dedicação do médico. “Hoje o Dr. Francisco Honorato, ou melhor, o Chico, nos deixou com um nó na garganta, com um olhar triste e com um coração vazio. O nosso Chico, que já salvou muitas e muitas vidas, infelizmente nos deixou! Um médico extremamente competente, justo, amigo e acima de tudo, humano! Fomos privilegiados por Deus por ter colocado esse ser formidável em nossos “corredores”. Aqui no PS [Pronto Socorro], uma de suas casas, foram tantos casos, desafios, vitórias. Quem não tem um caso, uma história, um ensinamento que teve com o Chico pra contar?… Em nome de toda a família Santa Casa, lamentamos sua partida. Pedimos a Deus que console familiares e amigos neste momento de profunda tristeza”, diz a homenagem.
Vídeo gravado por Lilian Gusmão
**Matéria escrita pela repórter Denise Jorge