Em visita à cidade, nessa quarta-feira (12 de agosto), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, assinou a liberação de R$ 2,8 milhões para a construção e aquisição de equipamentos do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que vai beneficiar mais de 100 cidades das duas regiões.
A expectativa é de que a obra seja iniciada ainda neste ano, com previsão de entrega em 2021. O novo Centro de Convenções vai ajudar a alavancar o polo do turismo de negócios do Grande Norte de Minas Gerais.
A abertura do evento foi feita pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, através de videoconferência, apresentada no telão. Ele agradeceu o apoio do Ministério do Turismo e do Governo Federal e destacou que o investimento será fundamental para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. “Este é um grande presente para a nossa cidade e para toda a região. Montes Claros está se transformando e se desenvolvendo, e este Centro vai valorizar ainda mais todo o nosso potencial turístico”, comentou.
O presidente do CIMAMS, Edmárcio Moura Leal, Prefeito de Matias Cardoso, reforçou a importância do Centro para o fortalecimento da arte, da cultura e do turismo, não só de Montes Claros, mas de todo o Norte do Estado e do Vale do Jequitinhonha. Além disso, Leal anunciou, em nome de todos os prefeitos associados ao Consórcio, que o novo Centro de Convenções vai se chamar “Álvaro Antônio Teixeira Dias”, em homenagem ao pai do ministro do Turismo.
O ministro Marcelo Álvaro agradeceu a homenagem que será feita ao seu pai: “fiquei muito surpreso e muito agradecido por esta homenagem em memória do meu pai. Tenho certeza de que ele também ficaria muito feliz”.
Em seu discurso, o ministro fez questão de destacar a importância da parceria entre o MTur, a Prefeitura Municipal e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) para a execução do projeto de melhoria. “Esta parceria vai ser muito importante para fomentar o turismo de negócios que já é uma vocação muito forte e muito evidente da cidade de Montes Claros. São elas que fazem os projetos se tornarem realidade em benefício da população. Assim como o Centro de Convenções, também apoiamos a reforma do Mercado Municipal da cidade, importante atrativo turístico, com a liberação de R$ 1,5 milhão”, destacou o ministro.
Fonte: Ascom CIMAMS