O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estará em Montes Claros nesta quarta-feira (12 de agosto), às 15 horas, para anunciar recursos para construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, e que será gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS.
A obra que está orçada em R$ 4 milhões, com recursos disponibilizados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal, será construída em área doada pelo município de Montes Claros, localizada à avenida Governador Magalhães Pinto, próximo a nova Cidade Administrativa.
O Centro de Convenções ocupará uma área de dois mil metros, com salas de reunião e de treinamentos para prefeitos, de imprensa, além do Auditório Multiuso (que vai ocupar 402 m²); oficina para 100 pessoas; e outra oficina para 30 pessoas. Os espaços serão disponibilizados para as realizações de teatro, seminários, convenções, exposições, feiras, cursos, treinamentos e outros.
A solenidade do anúncio dos recursos para construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, acontecerá no auditório da nova Prefeitura de Montes Claros, na Cidade Administrativa, com público restrito, obedecendo os protocolos para evitar aglomerações. O evento também será transmitido através de videoconferência, nas plataformas disponibilizadas pelo CIMAMS e Prefeitura de Montes Claros.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros, Ernandes Ferreira, destaca que o Centro de Convenções será importante para as duas regiões, e Montes Claros por ser referência, necessitava de um espaço maior para abrigar eventos de grande envergadura relacionados a divulgação do turismo, cultura e artes, do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. “Esse empreendimento vai contribuir para ocorrer uma sinergia entre as iniciativas públicas e privadas, e ajudar na divulgação do turismo que ainda, é pouco explorado e divulgado”, analisou.
Já o presidente do CIMAMS, Edmárcio Moura Leal, prefeito de Matias Cardoso, afirma que o Centro representará a consolidação do turismo das duas regiões, que possuem fortes vocações. “O Consórcio segue com o seu objetivo de unir os municípios. Com a construção do Centro, acredito que conseguiremos manter mais forte esta relação municipalista, através do turismo, da cultura e da arte. Importante destacar que a construção mostra que o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha estão sendo lembrados pelo Governo Federal”.
**Com informações da Ascom do CIMAMS