A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 11ª Região, realizou na manhã desta terça-feira, (11 de agosto), no Bairro Jardim São Luiz, em Montes Claros, o lançamento da Operação Agosto Lilás, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e também divulgar a Lei Maria da Penha que, neste mês, completa 14 anos.
As ações estão sendo desencadeadas em todos os 77 municípios que compõem a 11ª RPM. Em Montes Claros foi realizada pelas equipes das Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica (PPVDs) e Bases de Segurança Comunitária (BSCs), do 10º e do 50º Batalhões de Polícia Militar.
De acordo com a PM, as patrulhas de prevenção fazem o atendimento às vítimas de violência por meio de visitas aos domicílios, monitorando medidas protetivas, inclusive com a prisão de autores que as descumprem ou ainda a prisão dos autores em flagrante ou em cumprimento a mandados.
As ações da PMMG no combate à violência doméstica são fundamentais para a conscientização das vítimas dos direitos que elas possuem e da rede de apoio disponível, estimulando, com isso, a quebra do ciclo de violência doméstica e familiar.
Ainda de acordo com polícia, a violência doméstica é praticada de várias formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e/ou moral. Para denúncias a vítima ou quem presenciar agressões pode liguar para o 180 na Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência; 181 no Disque-Denúncia; 190 para Polícia Militar; ou ainda acessando o aplicativo MG Mulher ou a Delegacia Virtual da Polícia Civil, o endereço é delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.