Municípios do Norte de Minas solicitaram ao Ministério da Saúde a doação de Hidroxicloroquina, Dexametasona, Colecalciferol e Ivermectina para serem usados na prevenção e enfrentamento à Covid-19. A decisão foi divulgada na manhã desta terça-feira, (11 de agosto) durante reunião na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
O prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá afirma que os municípios estão preocupados com o fato de terem recebido recursos repassados pelo Governo para as ações de enfrentamento à Covid-19, mas não estão aplicando por falta de orientação do Ministério da Saúde e com isso, estão sobrecarregando o Tesouro Municipal, pois todas despesas estão sendo feitas com os recursos municipais.
“Além disso, as Prefeituras tem aberto licitações para a compra dos medicamentos, mas elas estão ficando desertas, pois nenhum fornecedor tem interesse de fazer a venda, por causa da grande procura pelos produtos”. Ao todo foram solicitados ao Ministério cerca de 1,2 milhões de medicamentos.
Centro de Referência em Covid-19
Na reunião foi debatido que o Ministério da Saúde tem o interesse de instalar no Norte de Minas um Centro de Referência em Covid-19. A superintendente regional de Saúde, Dheyime Marques explicou que o município de Janaúba montou uma estrutura bem avançada para atender toda microrregião da Serra Geral, onde são seguidos protocolos fixados pelo Ministério da Saúde, onde os casos suspeitos tem uma porta de entrada específica; os casos confirmados outras e os pacientes recebem a medicação correta. Ainda segundo a superintendente, Janaúba contará com dez respiradores e dez equipamentos cardíacos e Salinas receberá cinco respiradores.
Esta reunião foi preparatória para outro encontro que será realizado no próximo sábado (15), às 9 horas da manhã e vai contar com a presença da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, e do presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antonio Geraldo. O encontro será transmitido pela TV Amams.
**Com informações da Ascom da Amams