Dia Nacional dos Profissionais da Educação: vereador Edmilson destaca a importância da valorização desses servidores

A educação brasileira é cercada por desafios que não se restringem à escola, mas a toda a sociedade. O Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado nesta quinta-feira (6 de agosto), é uma forma de reconhecimento a esses servidores que se dedicam à formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em todo o país.

Para o vereador Edmilson Magalhães, de Montes Claros, comemorar essa data é de suma importância, pois marca a valorização desses indivíduos que são essenciais para a formação e capacitação de todos. “A educação é a mais importante prestação de contas que a sociedade tem o direito de exigir do Estado. É por meio dela que adquirimos os artifícios e mecanismos necessários para concretizar nossos sonhos, transformar nossas vidas e também de toda a comunidade”, destaca.

A Lei 13.054/14, instituída no dia 22 de dezembro de 2014, é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. A data de comemoração escolhida se refere à sanção da Lei 12.014/09, que define os trabalhadores considerados como profissionais da educação.

“Dentre as profissões homenageadas nesse dia, podemos destacar os diretores, professores, coordenadores, supervisores e outros que estão envolvidos direta e indiretamente na disseminação da educação, porque para se obter uma educação de qualidade depende da qualificação e da valorização efetiva desses profissionais, pois são eles os agentes de mudanças e formadores das novas gerações, por isso precisamos sempre reconhecer a importância deles para o desenvolvimento e o progresso de um país, uma vez que a educação é sem dúvidas, um “passaporte” carimbado para um futuro de sucesso”, afirma o edil.

O parlamentar ainda destaca pontos que revelam a necessidade do investimento na educação, já que através dela os indivíduos garantem maior possibilidade de remuneração, além de ter conhecimento sobre os seus direitos e deveres.

“O conhecimento é o principal meio para a resolução de diversos problemas que afligem o nosso país. Dentre os benefícios que a educação pode trazer estão a redução da pobreza extrema, o crescimento da economia, a minimização da violência, aumento do bem-estar, ampliação da conscientização sobre os direitos do cidadão, da saúde e do meio ambiente”, finaliza.