Duas cidades do Norte de Minas recebem a 29ª Gincana do Caminhoneiro 

Foto: Divulgação

Duas cidades do Norte de Minas irão receber a 29ª Gincana do Caminhoneiro, Salinas neste sábado (1 de agosto) e domingo (02), no Posto Jenipapo que fica no km 314, da BR-251; e Águas Vermelhas, nos dias 6 e 7 deste mês, no Posto Jr Faisão, na BR 116.

De acordo com os organizadores, a ação itinerante vai proporcionar aos caminhoneiros atendimentos de saúde, incluindo testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, vacinação, e recomendações importantes sobre condutas de  combate ao contágio e disseminação do novo coronavírus.

O evento conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal através da exibição do “Cinema Rodoviário”, com orientações de trânsito para prevenção de acidentes; do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e da  Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura (ANTT). Para participar, basta que os caminhoneiros façam a inscrição e apresentem a CNH categorias C, D ou E.

A 29ª Gincana do Caminhoneiro  também oferece aos profissionais da estrada a oportunidade de testarem a habilidade no comando de um caminhão IVECO Tector. Numa pista demarcada por cones, o caminhoneiro tem que faz um trajeto driblando cones, como se estivesse desviando dos buracos na estrada, com a meta de não derrubar nenhum deles. Nesse momento, ao ir para a pista, o caminhoneiro recebe, na prática, instruções de como deve higienizar a cabine e pontos estratégicos do caminhão sujeitos à contaminação.

Esta temporada da competição inclui 90 etapas classificatórias, cinco semifinais e uma grande final. A cada 18 etapas – que chamamos de fase -, acontece uma semifinal, com a participação de 18 motoristas classificados com os melhores tempos nas manobras em cada uma das etapas. Desses 18, os cinco caminhoneiros que obtiverem as melhores perfomances, garantem vaga para a grande final, prevista para março de 2021, para disputar um caminhão zero km da linha IVECO Tector.