O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou nessa semana no Diário Oficial da União, o aviso de licitação de pregão eletrônico que visa adquirir 2.582 tablets para disponibilizar como empréstimo aos estudantes da instituição que não possuem equipamentos computacionais para realização de eventuais atividades não presenciais mediadas por tecnologias.
No total, o valor disponibilizado para a compra é mais de R$ 1,9 milhão. Empresas interessadas em participar da licitação podem acessar o edital completo no site clicando aqui. A entrega das propostas pode ser feitas desde último dia 29 de julho no site www.comprasnet.gov.br e serão no dia 10 de agosto no mesmo site.
O valor para a compra foi repassado ao IFNMG pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), após a Pró-Reitoria de Ensino apresentar um projeto solicitando este apoio tendo em vista as dificuldades socioeconômicas da região e os resultados da pesquisa feita por uma comissão de servidores junto aos estudantes, que constatou que aproximadamente 25% dos 10 mil estudantes dos cursos presenciais do IFNMG não possuem equipamento computacional em casa para realizar atividades não presenciais durante esse período de pandemia.
“Após a conclusão dessa compra, será publicado um edital para selecionar os estudantes que necessitam destes equipamentos. Os campi estão buscando identificar todos os estudantes, para que possamos contemplar o maior número possível. Se ainda for necessário, buscaremos outras formas junto aos campi para garantir que 100% dos nossos estudantes sejam atendidos” destacou o professor Wallas Jardim, Diretor da Diretoria de Ensino e responsável pela requisição do processo licitatório.
Vale destacar que mesmo após a pandemia os tablets continuam sendo ferramentas digitais que podem contribuir sobremaneira para o estímulo a novas formas de ensino-aprendizagem e para que, junto com outros equipamentos e ferramentas a serem disponibilizados pelo IFNMG, todos alunos possam participar de atividades pedagógicas a distância e outras ações, aulas e projetos mediadas por tecnologia.