Morreu na manhã desta quinta-feira (30 de julho), aos 89 anos, o médico ginecologista e obstetra, Dr. José Rametta dos Santos. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Santa Casa de Montes Claros. A causa da morte não foi divulgada, mas, de acordo com a instituição, ele teria dado entrada no hospital no dia 22 de julho. Ele deixa esposa, filho e três netos.
Dr. José Rametta nasceu em 13 de março de 1931. Passou a fazer parte do corpo clínico da Santa Casa em 1969. Foi diretor do hospital e atuou como médico obstetra. Junto à esposa, Drª Maria de Jesus Rametta, foi responsável por trazer à vida inúmeros cidadãos norte-mineiros.
Quando chegou à cidade, trouxe novidades da capital na área da anticoncepção, como o DIU, por exemplo, e novas técnicas cirúrgicas. Dr. Rametta também foi escritor e assinou as obras – Poesias, Os meninos do Sapé e Vôo Cego.
O médico foi professor fundador, professor emérito, professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia e ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros.
Como forma de agradecer e reconhecer os feitos do profissional, em 2007, a Santa Casa de Montes Claros inaugurou o Centro de Desenvolvimento Humano, dando o nome de “Professor. Dr. José Rametta dos Santos”. O Centro tem como objetivo a capacitação e a profissionalização dos recursos humanos do hospital.
Por nota, o hospital lamentou a morte do médico. “Neste tempo de dor, a Santa Casa de Montes Claros se solidariza com amigos e familiares e lamenta, profundamente, a partida deste exemplo de ser humano. Fica a saudade, mas também o legado de uma vida de realizações. Sentiremos saudades para todo o sempre”.