Samu realiza capacitação gratuita a profissionais linha de frente do combate à Covid-19

O Samu Macro Norte realiza nesta quarta-feira, (22 de julho) o curso online “Abordagem inicial ao paciente grave com Covid-19”. A capacitação é gratuita e voltada tanto para médicos e enfermeiros do Samu, quanto para os profissionais das portas de entrada da Rede de Urgência do Norte de Minas. O curso é fruto de uma […]
Foto: Divulgação/Samu

O Samu Macro Norte realiza nesta quarta-feira, (22 de julho) o curso online “Abordagem inicial ao paciente grave com Covid-19”. A capacitação é gratuita e voltada tanto para médicos e enfermeiros do Samu, quanto para os profissionais das portas de entrada da Rede de Urgência do Norte de Minas.

O curso é fruto de uma parceria entre o Samu Macro Norte e a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente e responsável pela capacitação, Ubiratam Correia, o objetivo é capacitar profissionais da área da saúde do Norte de Minas e alinhar as ações de atendimento a casos emergenciais da Covid-19.

“O curso nasceu através de solicitações provenientes de várias cidades e instituições, solicitando treinamento do Samu, até mesmo online, porque eles viram a qualidade das lives e treinamentos e também por conta dos nossos colaboradores que, quando trabalham em outras instituições, são vistos como profissionais diferenciados”.


Durante o curso serão abordados temas como a biossegurança do profissional, as manifestações clínicas do paciente, fluxos e processos de transferência de pacientes infectados, além do processo de intubação da vítima, que é um dos pontos cruciais do atendimento; ou no caso da impossibilidade de intubação serão explanados outros procedimentos que garantam a ventilação efetiva para o paciente.

De acordo com a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Kely Cristina de Moura Lacerda, além da disponibilização de serviços de atendimento de urgência e emergência, o Samu como instituição também se vê responsável por capacitar permanentemente tanto seus servidores como os demais profissionais de saúde de sua área de atuação. “Essa capacitação continuada acaba por beneficiar a população com serviços mais eficientes e atendimento mais humanizado”, revela.

Serão quatro dias de treinamento e para participar da basta acessar o site www.cisrun.com.br/covid, onde o profissional terá acesso ao link de transmissão. O curso começa às 9h10. Os próximos treinamentos irão abordar a ressuscitação cardiopulmonar e doenças cardiovasculares provenientes da Covid-19.

Fonte: Ascom/Samu