A Polícia Militar apreendeu nessa segunda-feira (20 de julho) 49 galos em uma rinha no bairro Village do Lago, em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a PM, o lugar foi localizado após uma denúncia anônima e, 14 pessoas foram autuados pela prática ilegal.
Segundo a polícia, a rinha ficava na Rua Alcobaça, e no local havia uma grande movimentação de pessoas e carros. Ao chegar na residência, os militares foram recebidos pelo dono da casa, um homem de 24 anos. Ele informou que o lugar não era usado como rinha, apenas como local de treino.
Antes da abordagem, o homem teria alertado os participantes e alguns fugiram pulando muros. Quando os policiais entraram, dois galos estavam brigando em uma arena. Ambos tinham ferimentos na cabeça. A PM informou que enquanto a equipe tentava conter os participantes, o proprietário desmontou a arena, que é dobrável, e recolheu os galos.
Quatorze pessoas foram autuados pela prática ilegal e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Devido as ações de prevenção ao coronavírus, os envolvidos não foram conduzidos à delegacia de plantão, apenas um homem, que estava com mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia, foi encaminhado à Polícia Civil.
Durante buscas, os policiais apreenderam 33 galos em baias apertadas, onze em gaiolas de ferro, três em um galinheiro e os dois que estavam brigando. Conforme a PM, os animais apresentavam ferimentos em diversas parte do corpo e todos possuíam amputações. A arena e os animais foram apreendidos.