Na manhã desta segunda-feira (20 de julho), o Hospital Municipal de Januária recebeu oito leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) provenientes da campanha realizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional Tecnológica (Sinasefe), em março deste ano.
Nesta manhã, foi feita a prestação de contas do que foi arrecadado pela campanha e a entrega dos leitos para o hospital. A cada um real arrecadado o sindicato faria a doação de mais um real para aquisição de materiais para salvar vidas. A campanha arrecadou R$ 32.254,00, que foi utilizada para compra de 08 leitos de UTI, totalizando R$ 30.030,00, o restante será utilizado para compra de materiais de consumo.
Para o coordenador do Sinasefe em Januária, Edney Canuto, além de lutar pela carreira dos seus sindicalizados, é importante também, prestar contas de ações como estas. Ele destaca que, tanto a iniciativa privada, como o poder público, tem por obrigação fazer a prestação de contas daquilo quem vem para ser gasto com a população.
Segundo o Diretor Administrativo do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Jaílton Xavier, a doação representa 40% dos leitos da UTI, e o restante já está em fase de aquisição, dependendo apenas da entrega pelos fornecedores. O prazo para a finalização da montagem do setor de terapia intensiva é de 15 a 20 dias, informa.
Escrito pelo repórter Ricardo Soares