A Prefeitura de Montes Claros publicou no diário oficial desta sexta-feira (17 de julho) o decreto nº 4074 com novas medidas para conter o avanço do coronavírus no município. Foram confirmados 674 casos e nove mortes, conforme o último boletim epidemiológico nesta manhã.
De acordo com o novo decreto, fica determinado que os bares, restaurantes, lojas de conveniência e similares devem funcionar apenas das 8h às 20h, com exceção dos estabelecimentos às margens da rodovia. Destaca ainda que, fora do horário informado poderão ser exercidas apenas as atividades internas relacionadas a serviços administrativos, de reabastecimento de produtos e limpeza.
O município proibiu, também, reuniões particulares com mais cinco pessoas com previsão de multa para o locatário ou proprietário da residência que descumprir a determinação; os parques municipais poderão funcionar das 8h às 18h.
Ainda de acordo com o decreto, fica determinado que até 500 agentes comunitários de saúde sejam colocados à disposição da Vigilância Sanitária, em caráter excepcional, para atuar na prevenção da doença, orientando a população sobre a doença.
As alterações fazem parte do plano que a Prefeitura em maio, “Avança Moc, com Responsabilidade”, que dispõem de um conjunto de medidas regulamenta a flexibilização do funcionamento e estabelece meios de prevenção, controle e monitoramento ao contágio da Covid-19. O plano divide os estabelecimentos de prestação de serviço, do comércio e de outros segmentos em cinco grupos.