Subiu para 23 o número de casos confirmados de coronavírus, em Montalvânia, no Norte de Minas. Os dados foram atualizados no boletim epidemiológico, no fim da tarde desta quinta-feira, (16 de julho). De acordo com a Prefeitura, o crescimento nos casos se deve a testagem em massa que está sendo realizada nos profissionais que são linha de frente no combate a pandemia.
Somente hoje, nove profissionais da saúde foram testados positivos para a Covid-19; na semana passada, outros seis já haviam tido o resultado positivo para a doença, totalizando 15. O município esclareceu que todos foram afastados das funções e estão assintomáticos. Os pacientes cumprem isolamento domiciliar e são monitorados.
Crescimento nos casos
Em uma semana, os casos positivos em Montalvânia, passaram de sete para 14, um crescimento de 100%. E em apenas um dia, os casos positivos aumentaram 64,8%, saltando de 14 para 23 . Seis pessoas são consideradas curadas.
A Secretária Municipal de Saúde, Ana Nery Mendes, afirma que não é possível saber como os pacientes foram infectados pelo novo coronavírus. “É impossível afirmar como foi a forma de contágio dessas pessoas. Mas, provavelmente elas contraíram o vírus de alguém de outra cidade que esteve aqui. Podem existir pessoas na cidade que estão com o vírus e sem nenhum sintoma, os assintomáticos como dizemos, e transmitindo para outras pessoas. Por isso é preciso reforçar a importância do isolamento social”, disse.
Medidas restritivas
No último dia 14 a Prefeitura determinou o fechamento total do comércio e passou a aderir ao Programa Minas Consciente, do Governo Estadual. Com a medida, só podem funcionar os comércios considerados essenciais, como supermercados, farmácias e postos de gasolina; os estabelecimentos ficarão abertos até às 18 horas, não podendo realizar delivery.
O município esclareceu que o decreto irá permanecer por tempo indeterminado e o descumprimento pode acarretar cassação do alvará dentre outras penalidades. De acordo com a Prefeitura, esta medida se fez necessária devido ao aumento dos casos positivos de Covid-19.