Preocupado com a situação da pandemia da Covid-19, o vereador Edmilson Magalhães, durante entrevista ao Portal Webterra, pede a colaboração da população nas ações de combate ao coronavírus. Em Montes Claros, apenas nesta segunda 90 novos casos confirmados pela doença foram notificados, incluindo duas mortes.
“As pessoas devem estar atentas às determinações dos órgãos que estão coordenando as ações de combate ao coronavírus. Quem puder fique em casa, saia somente quando necessário e com máscara, devemos evitar aglomerações em qualquer lugar, principalmente em bancos, supermercados, lotéricas, ponto de ônibus”, diz.
Mesmo com os diversos alertas e decretos, para que seja respeitado o isolamento social, segundo o edil, há quem não tem se preocupado com a doença. “As medidas de prevenção são necessárias para precaver um caos no sistema de saúde. A cidade não possui infraestrutura para poder dar suporte necessário às pessoas contaminadas se a demanda for mais alta do que os nossos hospitais comportam. O momento é de prevenção! Momento que a população seja consciente”, destaca.
Edmilson ainda aponta que em Montes Claros, os números crescem a cada dia e, é difícil mensurar se o pico da doença já foi atingido, ou não. Somente nesta terça-feira (14 de julho), 90 novos casos de Covid-19 foram confirmados; ao todo são 571 infectados.
De acordo com a médica e infectologista da Vigilância Epidemiológica de Montes Claros, Cláudia Biscotto o aumento no número de casos já era previsto devido a flexibilização do comércio. “Na verdade já estávamos esperando que os casos aumentassem com a flexibilização da economia, o aumento na circulação das pessoas e do contato próximo, reflete no aumento do risco, por isso a orientação de que as pessoas que não precisem sair, permaneçam em casa, principalmente aquelas que fazem parte dos grupos de maior risco”, explica.
Outro fator que explica a elevação dos casos de coronavírus é o aumento da testagem no município. “Estamos atualmente testando 100% dos casos notificados, portanto neste momento não podemos falar em subnotificação, a não ser que os médicos estejam deixando de notificar os casos suspeitos ou os pacientes não estejam procurando as unidades de saúde em caso de sintomas suspeitos”, afirma Biscotto.
Para o parlamentar, sair de casa sem se prevenir pode acarretar em risco de contaminação não apenas para o próprio indivíduo, mas para toda a família, por isso conclama a população a seguir as determinações do município.
“Essa doença é traiçoeira. Ela veio para destruir vidas, para matar qualquer um, independentemente de posição social. Os casos estão aumentando e a situação está se tornando grave! Cada um de nós temos que ter a nossa responsabilidade, cuidar um do outro; ter essa responsabilidade é uma questão até de humanidade, de caridade, para que a gente possa vencer a batalha o mais rápido possível, para que medidas drásticas não sejam necessárias”, reforça o edil.
Confira outras medidas preventivas sugeridas pelo vereador Edmilson Magalhães nas redes sociais.