Com balsa quebrada há seis meses, moradores denunciam descaso com ribeirinhos em Urucuia; veja o vídeo

 

Moradores de Vereda Grande, distrito de Urucuia, no Norte de Minas, reclamam da falta da balsa que fazia a travessia no rio que leva o nome da cidade. Segundo eles, a embarcação foi retirada pela Prefeitura de São Romão para passar por manutenção, mas até o momento a ação não foi feita.

A dona de casa, Lydia Versiane Almeida, que mora há oito anos no local, diz que tem sido difícil conviver com o problema. “Atrapalha e muito, não somente nós, mas muitos que precisam se deslocar daqui. Muitos aposentados, por exemplo, recebem pagamento em São Romão”, fala.

No vídeo gravado pelo esposo dela, Tiago Henrique Borém, ele conta que a balsa está parada há cerca de seis meses. Ele denuncia que as pessoas tem atravessado o rio de barco, inclusive levando motos, o que aumenta o perigo de acidente. (veja o vídeo acima)

O que diz a prefeitura

Por telefone, o prefeito de São Romão, Marcelo Meireles de Mendonça (PSDB), afirmou ao Portal Webterra que a balsa está em manutenção e que em breve voltará a funcionar, beneficiando os moradores ribeirinhos.

“A balsa foi retirada do rio há três meses por problemas de vazamento. A prefeitura licitou o material para realizar o trabalho, que já está em andamento. Será uma reforma ampla, já que a basa está bem danificada”, destaca.

Ainda de acordo com o chefe do executivo, “havia mais de 12 anos que a embarcação não recebia uma manutenção. A previsão é que a reforma fique pronta até meados de agosto”, finalizou.

**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.