O isolamento do paciente com Covid-19, imposto pelo alto poder de contaminação, provocou diversas mudanças no protocolo de visitas nos hospitais, em todo país. A internação, que até então era solitária, ganhou formas mais humanizadas em Montes Claros, no Norte de Minas, graças à utilização da tecnologia.
A chamada visita virtual já beneficiou diversas pessoas, como é o caso dos pacientes do Hospital das Clínicas Dr Mário Ribeiro (HCMR), que vem desenvolvendo a prática há cerca de três meses, como explica a diretora assistencial da unidade, Juliana Paulino.
“A ação é desenvolvida pela equipe médica e de serviço social com apoio da diretoria e da enfermagem. Acontece desde abril deste ano, com o intuito de amenizar a angústia dos pacientes e familiares neste momento de isolamento social, além de garantir o direito de receber informações do quadro clínico do paciente”, conta.
Ainda de acordo com Juliana, cerca de 370 pacientes de Montes Claros e região já foram atendidas com síndrome gripal na unidade, mas a grande maioria destes pacientes foram de casos não confirmados Covid-19.
Outro hospital que adotou a prática foi o Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A ação teve início no dia 1º de julho. Segundo a gerente de enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo da Covid-19, Jane Tolentino Barbosa, as videoconferências seguem a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Uma vez que o Novo Coronavírus tem um alto poder de disseminação e os nossos pacientes estão em isolamento total, com as visitas presenciais suspensas em todos os hospitais, esta nova ferramenta visa humanizar cada vez mais o atendimento, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, ressalta
Ainda segundo a especialista, todas as visitas são agendadas com parentes dos pacientes e são realizadas por uma chamada de vídeo com o suporte técnico dos servidores do CTI Covid-19. O tablet usado nas visitas online foi doado pelo coordenador médico da equipe, Dayson Henrick Salvino Pereira.
“Ressaltamos que esta visita não extingue o Boletim Médico Familiar, que é liberado diariamente por telefone pelo médico plantonista para a família, passando o quadro clínico do paciente. Mas é mais uma forma de enfrentamento da pandemia com humanidade e carinho, que são princípios básicos da assistência do HUCF e do HumanizaSUS”, conclui a gerente.