Diretor do Hospital de Januária é sondado para atuar na Secretaria de Estado da Saúde

O diretor do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Jaílton Xavier, foi sondado para trabalhar na secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Essa consulta foi feita por uma liderança política ligada ao governo do estado de Minas Gerais e a um parlamentar mineiro da área da saúde, e que viu no diretor sua […]

O diretor do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Jaílton Xavier, foi sondado para trabalhar na secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Essa consulta foi feita por uma liderança política ligada ao governo do estado de Minas Gerais e a um parlamentar mineiro da área da saúde, e que viu no diretor sua capacidade de articulação e gestão junto à saúde de Januária, sobretudo quando assumiu a direção daquele hospital, mas principalmente agora, com o advento da pandemia do novo coronavírus.

O hospital de Januária está entre as referências regionais para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19, instituído pela SES-MG. Nos últimos meses o HMJ passou a implantar os protocolos e fluxos determinados pelo Ministério da Saúde a fim de atender a demanda, tanto de Covid-19, quanto dos demais casos e garantir o máximo de segurança possível para pacientes e servidores do hospital. Nenhum servidor ou paciente foi contaminado no ambiente hospitalar, até o momento.

Procurado por nossa reportagem, o diretor confirmou essa sondagem e disse que ficou feliz com esse contato, pois é uma demonstração de que o trabalho, apesar de todas as dificuldades que a saúde em geral vem passando, em Januária os resultados têm sido visíveis, principalmente no que ser refere ao HMJ. Disse ainda que não tem medido esforços para prover, com o executivo municipal, insumos, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para garantir atendimento com segurança e qualidade. Mas alerta, “é preciso continuar a investir no setor, é preciso intensificar o isolamento social e aumentar a realização de testes rápido, sobretudo para aquelas pessoas não sintomáticas ou em área de risco. Só assim conseguiremos conter essa pandemia até que uma vacina seja anunciada”.


Por fim disse que está à disposição no momento oportuno, seja do município, seja do estado para atuar onde for, mas que seu foco no momento é com a saúde de Januária. Nossa reportagem confirmou junto a fonte que houve essa consulta prévia, porém, por se tratar de sondagem, não há previsão de quando isso pode se concretizar.

Escrito pelo repórter Ricardo Soares