A Campanha de vacinação contra o Sarampo foi prorrogada em Montes Claros até o dia 31 de agosto deste ano. A meta é que sejam vacinadas na cidade cerca 181 mil pessoas, que tenham entre 20 e 49 anos de idade.
O vereador Edmilson Magalhães ressalta a importância da vacina. “‘Mesmo com a pandemia do novo coronavírus é preciso que as pessoas não se descuidem e procurem um local para receber a vacina. A doença é grave e tem um grande poder de transmissão, então não podemos deixar que o sarampo ganhe força e se transforme novamente em um surto como já aconteceu anos atrás no país”, diz o parlamentar
O vereador esclarece que a administração atual, além de disponibilizar a imunização nas 20 salas de vacinação, postos de apoio foram criados nas Praças Coronel Ribeiro e Doutor Carlos, na área central da cidade. Ainda, foram montados stands na Rodoviária, Aeroporto, Barreiras Sanitárias e Mercado Central Christo Raeff.
Já no Montes Claros Shopping e Ibituruna Shopping a vacinação funciona pelo sistema drive-thru. O púbico alvo pode procurar ainda a Policlínica Ariosto, Policlínica do Alto São João, Ceanorte e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para receber a dose.
Dados do Ministério da Saúde revelam que para se prevenir contra a doença, são necessárias duas doses de vacina para quem tem até 29 anos de idade; já de 30 a 49 anos é necessária apenas uma dose. Para pessoas com idade acima de 49 anos, são vacinadas apenas aquelas que convivem com indivíduo suspeito da doença ou quem foi a locais com surto da doença.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando uma pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.
Em torno de três a cinco dias podem aparecer outros sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.