Levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mostrou que, no ano passado, foram atendidas 2.382 notificações de acidentes com escorpiões em Montes Claros, com 36 animais capturados. De janeiro a maio de 2020 foram atendidas 1.032 notificações, com a captura de 606 escorpiões.
De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), até a primeira semana de junho, deste ano, foram registrados dois falecimentos por causa de escorpiões, um menino de sete anos, natural de Janaúba, e uma criança de quatro anos, do distrito de Bentópolis de Minas, município de Ubaí. Diante da grande incidência de casos, o vereador Edmilson Magalhães reforça a importância dos cuidados para a não proliferação dos peçonhentos.
“O aumento de casos é uma situação nos preocupa, visto que a cidade apresenta um ambiente favorável ao aumento deste animal no município. Então, mesmo no período de frio a população deve permanecer em alerta, mantendo casas e quintais limpos para evitar acidentes com escorpiões”, disse o vereador.
Segundo especialistas, a forma mais adequada para impedir o aparecimento de animais peçonhentos nas residências é evitar o acúmulo de lixo e entulho, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o escorpião. Telar ralos e vedar frestas de pisos e paredes também são medidas importantes.
“Todo mundo deve fazer a sua parte e contribuir para que sua residência esteja cuidada, sem entulhos, fazer a limpeza de lotes vagos e também contar com a colaboração dos vizinhos. Os pais devem ter uma atenção especial nos cuidados com as crianças, que são as maiores vítimas”, completou o vereador.
Tratamento
A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realiza atendimentos à população, com vistorias e orientações sobre cuidados e medidas preventivas para evitar o abrigo e proliferação de escorpiões.
Em caso de ataques, a orientação é limpar o local com água e sabão; não amarrar, fazer torniquete, não cortar, perfurar ou queimar o local da picada; não aplicar substâncias sobre o ferimento, nem fazer curativos que fechem o local antes do atendimento. O necessário é buscar atendimento médico o mais breve possível, pois será feito o atendimento ou o encaminhamento do paciente para uma unidade que seja referência em atendimento a picadas de animais peçonhentos.
Ainda segundo o Centro de Controle de Zoonoses, os bairros de Montes Claros com o maior número de notificações por acidentes com escorpiões são: Maracanã, Santos Reis, Cintra, Alto São João, Independência, Jardim Eldorado, Major Prates, Vila Atlântida, Novo Delfino, Chiquinho Guimarães, Monte Carmelo, Vila Ipiranga, Delfino Magalhães e Jardim Palmeiras.
Em caso de presença de escorpiões, os telefones para contatos são: (38) 2221-4400 ou 2211-4361.