O isolamento social causado pelo Covid-19, fez com que o público não pudesse ir ao teatro. Para mudar essa realidade, os profissionais da área têm utilizado a internet como aliada durante a pandemia.
Em Montes Claros, um espetáculo online intitulado como “A Última Noite”, que unirá teatro e cinema, terá como tema principal o aumento da violência contra a mulher durante a quarentena. A apresentação é organizada pelos atores Édila Thaís e João Rosa, e acontecerá neste sábado (27 de junho), às 21h pelo canal Teatro e Performance no YouTube.
Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por exemplo, revelam que as denúncias registradas pelo 180 em março de 2020 cresceu 15%, quando foram intensificadas as medidas de prevenção contra o coronavírus. Em março do ano passado, por sua vez, teve número menor a este. Já em abril deste ano, o crescimento foi de 36% se comparado ao mesmo mês de 2019.
De acordo com a diretora e produtora teatral, Édila, de 23 anos, o intuito de escrever a peça surgiu da necessidade de abordar o tema devido ao aumento dos índices de violência doméstica neste momento de isolamento social. “A arte não tem uma função apenas estética, ela tem o poder de criticar, de dar voz àqueles que precisam e este é o nosso objetivo com ‘A última Noite’. Revelar uma realidade muitas vezes ignorada por aqueles que não a vivenciam”, descreve.
O ator, dramaturgo e educador, João Rosa, de 22 anos, disse que tem sido desafiador fazer o papel de um personagem na qual as atitudes são contrarias a ideologia dele. “Está sendo muito desafiador interpretar um personagem tão diferente de mim em personalidade e comportamento. É uma tarefa complexa retratar o que o personagem prega, enquanto você é totalmente contra o seu discurso”, conta.
Édila ressalta que, devido a quarentena proporcionar mais tempo ao lado dos agressores, o fato tem contribuído para que o número de vítimas aumentasse, e por isso, ao final da apresentação, será disponibilizado na descrição da live um link que direciona os internautas para uma ferramenta de bate-papo, onde será realizado a discussão da temática abordada.
Os atores estão se preparando para o espetáculo há cerca de um mês, e segundo a diretora, para produção da peça, os gastos necessários foram arcados pelo próprios organizadores pois eles não possuem patrocinadores, por isso, quem deseja apoiar a produção poderá doar qualquer valor por meio da vaquinha on-line.
Veja o trailer abaixo