A Prefeitura de Mirabela, no Norte de Minas, começou nessa quarta-feira (24 de junho), a aplicação de hipoclorito, lavando os pneus de carros na barreira sanitária na entrada da cidade. De acordo com o técnico do Ministério da Saúde, Emes Soares, cedido para a Secretaria do Município, a ação visa evitar a disseminação do vírus pela porta de entrada à Mirabela.
A ação será realizada nos próximos 14 dias. A barreira sanitária funciona diariamente até às 19h e conta com o trabalho de servidores da área da saúde e bombeiros civis que aplicam o produto nos pneus com bombas. A todos que chegam à cidade, é cobrado o uso de máscaras e a temperatura dos ocupantes dos veículos é aferida. Os passageiros recebem ainda orientações sobre a doença.
Como ação de bloqueio, a prefeitura também está realizando a desinfecção das vias públicas por meio de pulverização de água sanitária e lavagem com água.
Até agora, o município já registrou oito casos confirmados da doença. O último foi de uma mulher de 21 anos. Os outros pacientes testados, seis foram curados e um foi a óbito. De acordo com a prefeitura, todos são do Distrito de Muquém.