A Prefeitura de Montes Claros divulgou, nessa terça-feira (23 de junho), que apenas 833 pessoas foram imunizadas na campanha de vacinação contra o Sarampo no município, o que corresponde 0,46% do público alvo de 181 mil pessoas com idades entre 20 e 49 anos. Os dados são referentes até a última quinta-feira (17).
De acordo com a enfermeira referência técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Montes Claros, Aline Lara Cavalcante Oliva, a baixa adesão da população montes-clarense na campanha é preocupante. “A baixa procura deve-se ao isolamento social, e ao receio de procurar os serviços de saúde e contraírem a doença Covid-19. A nossa maior preocupação é um surto da doença”, afirmou.
Ainda de acordo com secretária Municipal de Saúde, a campanha iniciou há cerca de três meses e segue até o dia 30 de junho. “Mesmo que a pessoa tenha tomado a vacina no ano passado, ela deve se vacinar novamente esse ano. A vacinação é muito importante para o controle da doença. É muito importante manter seu cartão em dia”, disse a enfermeira.
Para se vacinar as pessoas podem procurar, além das 20 salas de vacinação do município, os stands montados na Rodoviária, Aeroporto, Barreiras Sanitárias, Mercado Central, praças Doutor Carlos e Coronel Ribeiro (ambas na área central), Ceanorte, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e as Policlínica Ariosto e a do Alto São João.
O município disponibilizou ainda a imunização por meio do Drive-Thru que vai funcionar nos estacionamentos dos shoppings Montes Claros Center e Ibituruna. O horário de funcionamento é das 07h30 da manhã às 18h. É preciso que a pessoa esteja munida do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Cartão de Vacinação.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. Os sintomas da doença são febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação.
A única forma de prevenção do Sarampo é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A meta em todo o estado é imunizar certa cerca de 9 milhões de pessoas. A dose é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo. O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até um mês após a vacinação.