Expomontes: Sociedade Rural realiza leilões na modalidade on-line em Montes Claros

Foto: Divulgação / Internet

Com a pandemia do Novo Coronavírus e as medidas para evitar o contágio da Covid-19, orientadas pelo Decreto da Prefeitura de Montes Claros e Portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Sociedade Rural de Montes Claros, em parceria com a Confboi Leilões, realizará de forma on-line os leilões da Exposição Agropecuária de Montes Claros.

Ao todo serão seis leilões, e o evento comecerá nesta sexta-feira (26 de junho) e e segue até o dia 05 de julho. “Ao cancelarmos a Expomontes, estritamente devido à Covid-19, que seria realizada de 02 a 12 de julho, optamos por promover os leilões, pois observamos que a agricultura e a pecuária são atividades produtivas essenciais que estão pleno vigor presentes em todos os municípios e os leilões on-line democratizam e potencializam o acesso ao agro, reforçando a força do setor produtivo do Norte de Minas, demonstrada não somente pela quantidade de negócios e sim pela qualidade do gado”, falou o Presidente da Rural, José Luiz Veloso Maia.

Avelino Murta, diretor de Leilões, informou que devem ser comercializados entre cinco e seis mil animais, de 30 produtores em cada leilão, que deve durar das 19h às 23h. O valor por arroba, em média, deve ser de R$ 300. O valor total negociado deve chegar à casa dos R$ 10 milhões.

“Trabalhamos com expectativa, pois estamos num momento atípico. Os leilões virtuais são tendência e devemos fazer outros dessa natureza ao longo do ano. Em maio fizemos um leilão teste, que foi um sucesso. Comercializamos cerca de duas mil cabeças de gado. Os preços foram além do esperado. Agora, podemos bater novos recordes com essa modalidade de venda. Sabemos que o leilão presencial tem um envolvimento maior com o público, mas o custo de produção também é maior. O on-line é bem menos oneroso”, falou Avelino.

Ele ainda ressalta o atual momento vivido pelo setor, apesar da pandemia. “Neste momento de reposição, de repovoar a região, com pastagens melhoradas devido as chuvas que ocorreram, quem tem o animal, acaba segurando. Então estamos encontrando dificuldades para captar os animais”, disse Avelino.

Novo Formato de Compras

A tecnologia é uma grande aliada do produtor rural, há décadas. São inúmeros os avanços no campo que contribuem para o aumento da produção e fomentam a renda, potencializando a atividade agropecuária. A Rural instalou dez linhas telefônicas e internet de fibra ótica de 200 mega, no Tattersal Daul Dias Soares, adaptando para os leilões virtuais.

“A entidade está investindo para a qualidade total do leilão, com uma transmissão eficiente, ágil, permitindo que compradores/vendedores tenham acesso adequado”, destacou José Luiz.

Cadastro

Com um mercado favorável, o diretor da Confboi, Ailton Souza, acredita que as vendas serão positivas. Os compradores que tiverem interesse em participar dos lances dos animais, devem fazer um cadastro antecipado junto a Confboi pelo número: 38-98405-8949.

“Faremos um pré-cadastro para dar segurança aos vendedores e compradores. Vamos identificar as pessoas e leva [o lote] só quem paga. É pagou, levou. Já fizemos um banco de imagens e diante da oferta de qualidade e quantidades, o mercado sinaliza excelentes negócios”, destacou Ailton.

Os leilões serão transmitidos pelo canal da Confboi Leilões e Canal 20. Os lances podem ser dados pelos números: 38-98405-8949/98426-3267 ou 38-3218-7240.

Leilão OMJ

Os únicos animais que poderão ser conferidos no Parque de Exposições João Alencar Athayde são do leilão da OMJ, a ser realizado dia 30. São 42 animais entre machos e fêmeas.

“Os touros chegam aos pavilhões no dia 27 para ser apreciados pelos possíveis compradores. Para ter acesso, somente portando uso de máscaras e mantendo distanciamento, além do uso de álcool em gel. O controle de pessoas será feito na entrada no Parque e todos receberão as orientações. Os animais também foram todos filmados e serão exibidos pelos canais virtuais na data prevista”, falou Marco Túlio Miranda.