Um vídeo divulgado nas redes sociais, alegando que uma clínica médica será construída em uma área de preservação ambiental, localizada no Bairro Ibituruna, em Montes Claros, ganhou força nos últimos dias. A publicação que dura pouco mais de dois minutos garante que no local não pode ser construída nenhuma edificação. Por nota, a Prefeitura de Montes Claros esclareceu que a informação é falsa.
Segundo o município, a região mostrada no vídeo não é 100% de “Área Verde”, já que uma Lei Municipal, aprovada pela Câmara, permitiu que edificações fossem feitas em metade daquela área. Ainda de acordo com a nota, um terreno de 600 metros quadrados, na parte em que as edificações são permitidas, foi cedido para a construção da Clínica Solidária Rosa Mística que, segundo a prefeitura, cumprirá uma função social importante, oferecendo atendimento gratuito para a população mais vulnerável.
A doação do terreno foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara Municipal no dia 19 de novembro de 2019. A diretora da Clínica Rosa Mística, Patrícia Soares Gomes, revelou ao Portal WebTerra que chegou a receber o vídeo pelas redes sociais e afirma que de fato se trata de uma fake news.
“Não sei onde surgiu a iniciativa desse material [vídeo] que está sendo veiculado, mas é mentira. Até a questão que eles colocam que é uma clínica pública; não é uma clínica pública, nós somos voluntários e não existe nenhum outro interesse que não seja ajudar os mais necessitados”, afirmou Patrícia.
Ainda de acordo com a diretora, todas as questões em relação à Clínica estão regularizadas, inclusive com o registro do terreno no cartório. “Isso não vai nos paralisar de forma alguma, continuamos com os mesmos objetivos até a gente conseguir realizar esse sonho que é de ter uma sede própria da Clínica Solidária Rosa Mística”, finalizou.
Clínica Rosa Mística
A Clínica, que foi fundada pela Igreja Nossa Senhora Rosa Mística no Bairro Jardim São Luiz, conta com mais de 400 voluntários, dentre eles médicos e agentes de saúde que atendem pessoas de baixa renda de Montes Claros e de cidades vizinhas, oferecendo algumas consultas gratuitas e outras a preços simbólicos.
Cerca de 600 pacientes são atendidos ao mês, de segunda a sábado. O local possui ainda parcerias com consultórios que disponibilizam uma cota de exames gratuitos, essencial para o fechamento de diagnósticos dos pacientes.
*Escrita pelo repórter Carlos Alberto Júnior