Para a próxima quinta-feira (18 de junho) está prevista a implantação da quarta fase do plano municipal “Avança MOC, com Responsabilidade”. De acordo com a Prefeitura de Montes Claros, o plano dispõem de um conjunto de medidas que regulamenta a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas no município e estabelece meios de prevenção, controle e monitoramento ao contágio da Covid-19.
Conforme o decreto divulgado, a fase autoriza o retorno de diversas atividades, como academias, salões de beleza, bares e restaurantes, hotéis e similares, shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas. Além disso, comemorações particulares com até 25 pessoas serão permitidas e os parques públicos poderão ser reabertos mas mediante ao controle de entrada de visitantes.
No entanto, o vereador Edmilson Magalhães reforça a necessidade de que proprietários desses estabelecimentos se atentem para as regras para evitar a transmissão do novo coronavírus.
“Para a retomada das atividades no município, independente do setor, é imprescindível que todos cumpram as regras dispostas nos decretos da prefeitura, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento, disponibilização de álcool em gel, higienização entre outros. Na verdade, eu estou muito preocupado com o relaxamento social, porque algumas vezes na semana realizei uma ronda por alguns bairros da cidade e percebi que muitas pessoas não estão usando as máscaras que são obrigadas. É importante que as pessoas mantenha o foco para as medidas sanitárias”, destaca.
Para a elaboração do plano, que foi divulgado no dia 21 de maio, a Prefeitura afirmou na época ter considerado, entre outros aspectos, o aumento de 98% das vagas de UTI, a criação de novos leitos clínicos em dois hospitais de campanha, a aquisição de testes e EPIs e a implementação de um sistema de monitoramento sanitário.
Um cronograma com cinco etapas foi elaborado, na qual as etapas 1, 2 e 3 já foram implementadas e na próxima quinta entrará em prática a quarta etapa. Ainda segundo as autoridades de saúde, quem desrespeitar as regras do decreto estará sujeito ao pagamento de multa e até cassação do alvará de funcionamento.
“As medidas foram tomadas, mas cada um precisa fazer a sua parte. É importante que as pessoas tenham esse essa responsabilidade, por exemplo, só saem de casa realmente em caso de necessidade e quando sair manter os cuidados necessários, como evitar aglomerações. Todos precisam trabalhar em conjunto, o Poder Público sozinho não dá conta de erradicar a doença.
Para ter acesso as regras para o retorno das atividades acesse os decretos municipais 4.046 e 4.059.