A Prefeitura de Montes Claros irá lançar a terceira edição da campanha “Pipa Legal – Cerol Mata”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos trazidos pelo cerol e pela linha chilena. O lançamento oficial da campanha será na próxima segunda-feira (15 de junho), às 8 horas, em frente à Escola Municipal Jason Caetano (Avenida Lauro Dias Sá, 361 – Santo Antônio).
A campanha estava programada para ser realizada no início de julho, época das férias escolares e, portanto, do aumento da prática de empinar pipas, mas a Prefeitura decidiu por antecipá-la devido ao trágico acidente ocorrido no município onde uma motociclista, de 41 anos morreu ao ter pescoço atingido por linha chilena enquanto ela pilotava com o filho de 10 anos na garupa.
A campanha será realizada pela Guarda Municipal, com apoio de vários parceiros, e terá uma parte educativa, com distribuição de panfletos e colocação de faixas na cidade, e uma fiscalizatória, com os agentes da Guarda abordando os praticantes da brincadeira e também orientando os comerciantes a não realizarem a venda das perigosas linhas, punindo aqueles que o fizerem.
O uso das linhas cortantes é proibido por lei estadual em Minas Gerais desde 2002. Em Montes Claros, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 (Guarda Municipal).