Além de obras literárias, outras formas de arte, que exploram questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, também serão exigidas no conteúdo da prova. De acordo com o edital, as indicações exigem a capacidade do candidato de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer a construção de um patrimônio cultural coletivo.
Como nos anos anteriores, as obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas, bem como mantém a identidade da Unimontes como instituição de integração regional, aliando produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados.
Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova do PAES também será adiada e, diferentemente dos anos anteriores, em 2020 a prova não ocorrerá em novembro. A definição do cronograma está em fase de estudo pela Unimontes e, assim, a previsão de publicação do Edital PAES 2020 ocorrerá entre os meses de julho e agosto.


CONFIRA AS OBRAS EXIGIDAS E UM BREVE RESUMO DA TEMÁTICA
1ª ETAPA – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS
As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas, barrocas e árcades, transitando ainda por produções que discutam as relações sociais no final do século XIX e começo do século XX. Privilegiando o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos, espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais.
- Os Timbiras, Gonçalves Dias (POESIA)
- Sermão de Santo Antônio – Pe. Antônio Vieira (SERMÃO)
- Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Paulo Thiago (FILME)
- Irmãos das Almas, Martins Pena (TEATRO)
- Poemas Escolhidos, Cláudio Manuel da Costa (POESIA)
2ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS
Nesta etapa, as obras privilegiam a crítica social como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão.
- Urupês, Monteiro Lobato (CONTO)
- Vidas secas, Graciliano Ramos (ROMANCE)
- O cortiço, Francisco Ramalho Jr. (FILME)
- Chega, Gabriel O Pensador (MÚSICA)
- Criança Morta, Candido Portinari (PINTURA)
3ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS
Nesta terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e pelo cinema, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam as questões da subjetividade e da identidade.
- Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (CONTO)
- Sentimento do mundo, Carlos Drummond de Andrade (POESIA)
- Meu jardim, Vander Lee (MÚSICA)
- A menina do sobrado, Cyro dos Anjos (ROMANCE)
- Fragmentado, M. Night Shyamalan (FILME)
- O Homem e suas tempestades. João Naves de Melo (POESIA/CONTO)
Fonte: Ascom Unimontes