Em mais uma parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, a Polícia Militar de Minas Gerais oficializou na manhã desta sexta-feira (22 de maio), a entrega de 14 ventiladores pulmonares (ventiladores) totalmente recuperados. Os equipamentos pertencem ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e foram repassados à corporação para o conserto de defeitos mecânicos e substituição de peças obsoletas.
A PMMG montou uma linha de frente na Academia Militar, em Belo Horizonte, em parceria com o Senai e empresas privadas, para ajudar hospitais e fundações públicas na recuperação de ventiladores pulmonares. A Unimontes fará uma análise de demanda para a reincorporação dos equipamentos e, em caso de itens excedentes, estes serão repassados a outras unidades de saúde da região, conforme orientações do Governo do Estado, para descentralizar o atendimento dos casos de Covid-19.
De acordo com a PM, ao todo, 428 equipamentos foram recolhidos em todas as regiões de Minas Gerais pela PMMG e entregues em BH para reparos, junto às empresas parceiras; 187 já foram recuperados. Nesta semana, a Polícia Militar fez a devolução de 75 aparelhos respiradores ao interior do estado. A ação começou no dia 3 de abril.
“MISSÃO CIDADÔ
“Além da prevenção e da segurança, direitos constituídos de nossa comunidade, a Polícia Militar reforça a sua missão cidadã ao assumir ao lado de nossa Universidade, com muita dignidade, a linha de combate nesta pandemia do Novo Coronavírus”, comentou o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza. Ele esteve acompanhado pela superintendente do HUCF, Príscilla Izabella de Menezes, e os diretores da unidade.
Na primeira quinzena de abril, o HUCF/Unimontes repassou à Polícia Militar 26 respiradores pulmonares para a recuperação mecânica. Diante do atendimento intensivo à demanda de consertos para todo o Estado, os outros 12 ventiladores ainda estão em recuperação nas oficinas da Academia Militar e serão devolvidos nos próximos dias.
O tenente Eduardo Aguiar, do setor de Logística da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), sediada em Montes Claros, representou a corporação na solenidade de entrega e destacou este compromisso assumido junto ao Sistema “S” e as empresas com esta força-tarefa da Academia da PM de recuperação dos ventiladores. “Ampliamos nosso compromisso com a sociedade, a partir da orientação do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. Nesta primeira fase estão sendo distribuídos 75 respiradores recuperados, equipamentos essenciais para salvar vidas”, observou.
O major Edson Luís Gonçalves Pinheiro, assessor de comunicação organizacional da 11ª RPM, explicou que esta foi a primeira etapa da entrega dos equipamentos. Em outro momento, além da devolução dos outros 12 ventiladores ao HUCF, a PM repassará mais dois itens recuperados para fundações hospitalares de pequenos municípios do Norte de Minas, sendo uma delas em Varzelândia. O outro destino ainda será definido, conforme demanda da Superintendência Regional de Saúde (SRS).
Com informações da Ascom da Unimontes e PMMG