Enfermeiros e técnicos de enfermagem são homenageados no Hospital Municipal de Januária

Foto: Mariza Carneiro

O Hospital Municipal de Januária (HMJ) realizou uma homenagem aos servidores pela semana dedicada aos profissionais da enfermagem. O evento foi organizado pelos servidores Mariza Carneiro, Mariléia Barbosa, Jaílton Xavier e Vanessa Borborema, com a participação de diversos outros colaboradores.

O evento foi realizado na “Pracinha” do pátio interno do HMJ, com apresentação de momento motivacional, depoimentos, exposição de fotos de todos os profissionais que vem travando uma luta para oferecer uma assistência de qualidade, sobretudo neste momento tão delicado para a saúde do país.

A semana de enfermagem compreende o período entre 12 (dia do enfermeiro) e 20 de maio (dia do auxiliar e técnico de enfermagem). Um dos temas deste ano foi a luta pelas 30 horas da enfermagem, que é uma anseio de toda a categoria, sobretudo neste momento de pandemia do coronavírus, sendo linha de frente neste combate, o que tem exposto diversos profissionais ao vírus, e em muitos lugares do país, com registro de óbitos em larga escala. O diretor do hospital Jaílton Xavier, também um profissional da enfermagem, vê como valorização a aprovação das 30 horas para a categoria.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lembrou em comunicado no último dia 13, que 108 profissionais da enfermagem já morreram até o momento, na linha de frente no combate ao coronavírus. A desvalorização destes profissionais ainda é gigantesca no Brasil, uma enfermeira em ato pela valorização da categoria e aprovação das 30 horas desabafou após o grupo ser agredido no Distrito Federal: “Profissionais no mundo são aplaudidos, e no Brasil a gente apanha”. As 30 horas da enfermagem é o maior reconhecimento pelos esforços.

Escrita pelo repórter Ricardo Soares