A Prefeitura Municipal de Brasília de Minas informou nesta segunda-feira (04 de maio), que 305 profissionais da área da saúde testaram negativo para a Covid-19 em um mutirão de testagem rápida realizado entre os dias 30 e abril e 2 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Gerência Regional de Saúde (GRS).
Apenas um profissional testou positivo para a doença; o teste foi realizado sábado (2), ele não apresentou sintomas e foi afastado. O material dele foi colhido para a realização do exame laboratorial. No total, oito profissionais que atuam na área da saúde do município foram infectados pelo coronavírus.
A iniciativa dos testes em massa entre os profissionais é preventiva, segundo a secretaria de saúde e serve para avaliar o real nível de contaminação entre os trabalhadores que estão na linha frente, no combate ao novo coronavírus.
Outros 184 pacientes da UTI e hemodiálise também colheram material para a realização do SWAB, exame oficial das notificações pelo governo. No total, 490 pessoas investigadas. Os pacientes que receberam alta do Hospital Municipal Senhora Sant’Ana na última semana, também serão examinados. A coleta será realizada no município de origem de cada paciente e será organizada pela GRS.
Coronavírus em Brasília de Minas
O último boletim epidemiológico divulgado na noite deste domingo (3) atualizou o número de casos na cidade. Até agora foram 15 casos confirmados da doença, destes seis pacientes são de Brasília de Minas, dois de Montes Claros, dois de São Francisco, um São Romão e um de Icaraí.
Três óbitos foram registrados no município; os pacientes eram moradores de Varzelândia, São Francisco, e São Romão. Uma quarta morte está sendo investigada, o paciente era morador de Varzelândia.
No total, 92 casos suspeitos foram notificados; 21 exames tiveram o resultado negativo e quatro pessoas seguem internadas, dois pacientes são moradores de Brasília de Minas, um de São Francisco e outro de São João da Ponte.
Boa notícia
Mais um paciente que havia sido contaminado pelo novo coronavírus foi considerado curado, por critérios clínicos; no total duas pessoas já venceram a doença, até o momento, na cidade.
A Prefeitura esclareceu que as notificações de outros municípios que constam no boletim epidemiológico de Brasília de Minas se deve ao fato dos pacientes terem sido atendidos pelo Hospital Municipal Senhora Sant’Ana. No caso dos pacientes de Montes Claros, eles são profissionais da saúde que trabalham em Brasília de Minas.